Freigeben über


Windows no OLPC

Foi um tema muito debatido aqui neste blog (https://blogs.technet.com/openchoice/archive/2008/04/26/one-laptop-per-child-pondera-abandono-do-linux.aspx) e que gerou um conjunto de opiniões e visões diferentes mas interessantes.

Na altura já havia fortes indicações, mas foi ontem confirmado e anunciado o suporte para Windows no OLPC: https://www.microsoft.com/presspass/press/2008/may08/05-15MSOLPCPR.mspx

Uma imagem vale mais que 1000 palavras: https://www.youtube.com/watch?v=MbmoZagAvtM

Acho que são boas noticias já que o principio do "Open Choice" passa a estar perfeitamente aplicado. As NGOs, governos, entidades vão poder escolher livremente o que pretendem.

Comments

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, “Começa aqui  o equivoco, quem vai ser o cliente? os miúdos?” O cliente será a entidade que adquirir os portáteis! As crianças serão os destinatários! “Vão usar os que? Opoen Office?” Vão utilizar aquilo que acharem melhor! Depende! “Tem a certeza disto?” Tenho, mas estou sempre pronto a aprender. “Pois, mas quando quiser novas funcionalidades faço o que?” O que são novas funcionalidades? Novas funcionalidades do Sistema Operativo? Ou novas funcionalidades introduzidas por aplicações (novas ou já desenvolvidas). Isso é algo que tem de ser decidido por quem adquirir estes portáteis. Existe a total liberdade de desenvolver todo o tipo de aplicações em cima de Windows. A prova disso é que, por exemplo, mais de 60% dos projectos no sourceforge.net são destinados a ambientes Windows. Como sabe o sourceforge é o maior repositório de projectos open source. Existem milhares de aplicações destinadas ao ensino em cima de plataforma Windows.

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, "Assumo consigo um compromisso, se tiver dados que provem aquilo que digo vou lembra-lho, caso contrário reconhecerei que estava errado!" Estamos combinados ;-)!

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, Obrigado pelo seu comentário. Não percebi o seu comentário quando diz "...não pelos melhores motivos".

  • Anonymous
    January 01, 2003
    The comment has been removed

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, Então é assim: ao comprar o portátil XO com Windows XP terá direito a todas as actualizações disponibilizadas durante o periodo de suporte respectivo, sem qualquer custo adicional. No caso do Windows XP são 10 anos desde a sua data de lançamento. Não percebi foi esta frase: "não, ainda não............. talvez um dia quem sabe ;-)"  

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, "Quer dizer o quê? Que a MS vai manter e actualizar o XP só por causa do OLPC?" Sim, mas não é só por causa do OLPC.

  • Anonymous
    January 01, 2003
    The comment has been removed

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, Peço-lhe um pouco de paciência! Se não repondi foi porque não tive tempo. Relativamente à sua pergunta, não tenho qualquer informação sobre esse tema!

  • Anonymous
    January 01, 2003
    The comment has been removed

  • Anonymous
    January 01, 2003
    The comment has been removed

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, Conheço o Sam pessoalmente e trocamos mails de vez em quando. Ainda o mês passado trocamos umas mensagens por causa do evento do SugarCRM cá em Portugal. É um assunto off-topic, mas é uma pessoa que tem trazido bons contributos à Microsoft. E vai continuar a trazer com certeza!

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Concordo com o Vasco e com a Margarida que podemos aproveitar este tema e construirmos sobre o desafio que a Margarida nos lançou. “Começando pela produção de materiais educativos como jogos, simuladores, e conteúdos adequados a esta nova ferramenta, assim como a (re)qualificação dos educadores.” Repare Margarida que já existem milhares de conteúdos criados que podem ser adoptados nesta nova ferramenta. Por outro lado, acho que cada entidade deve desempenhar o seu papel na qualificação dos educadores. Assegurar que existem meios técnicos a funcionar correctamente pode permitir um conjunto de cenários que melhoram a qualificação dos educadores/alunos. (ex. cenários de ensino à distância). Por outro lado o voluntariado é outro meio importante de fazer essa mesma qualificação. Claro está que estou a falar nestes cenários sempre partindo do principio que as necessidades básicas estão asseguradas e que devem ser a prioridade.

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, Vamos lá então tentar ajudá-lo nas suas dúvidas. "Mas falemos agora de coisas objectivas, pelos vistos o Hardware necessário para correr o XP não é o mesmo que para correr Linux, desde logo é necessário mais um "Guiga" Byte de memória ;-)" Sim, é verdade! "Depois temos aqui uma questão que eu acho que pode ser interessante, vejamos, o XP está, ou pelo menos estava, com a morte supostamente anunciada! Já está estudado como é que aquele Hardware vai correr o sucedâneo do XP ou vai ficar eternamente com XP?" O Windows XP continuará a ser o Sistema Operativo escolhido. "A versão do mostrada no filme tinha o MS office isso vai ser o standard? Vai ter custos de licenciamento, ou vai ser gratuito?" Cada caso é um caso e por isso não existe uma regra! "Outras questões aparecerão, assim o "debate" prossiga! Isto se os suspeitos do costume não faltarem à chamada ;-)" O que eu acho que está a acontecer é que muita gente acha que o projecto está totalmente subvertido por causa da inclusão do Windows e na minha opinião isso é uma falsa questão. Como já foi aqui discutido, a tecnologia é um meio/forma para ensinarmos conceitos. A leitura deste blog é interessante sobre este tema: http://radian.org/notebook/sic-transit-gloria-laptopi

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro rdpt, O seu comentário fala por si e revela um extremismo que já é a sua imagem de marca. A seu tempo, lançarei o tema da segurança, dos vírus e de outras coisas que tais. É um tema que gosto bastante e que deve ser "conversado" com seriedade e não com frases feitas.

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Cara Margarida, Obrigado pelo seu comentário e por partilhar esta informação. Sei que é um pouco "off-topic" mas publicidade a estas acções é sempre boa! Estive na apresentação da Entrajuda e é um bom desafio que a Margarida está a lançar a todos os que lêem este blog. "A iniciativa envolve a entrega de equipamentos e a educação informática com recursos a equipas compostas por voluntários. " Site: www.entrajuda.pt

  • Anonymous
    January 01, 2003
    "Por isso dizia não nos admiremos se a MS aderir ao Open source ;-) Não seria nem a primeira nem a ultima ;-)" Jorge, Se tudo correr normal estaremos cá os dois para comentar e dar a nossa opinião!

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Jorge, Não foi um juízo. A pergunta foi mesmo para perceber o seu sentimento. Fico satisfeito que assim seja!  

  • Anonymous
    January 01, 2003
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 16, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 16, 2008
    Caro Marcos, Como disse na altura, esta é de facto uma "vitória" considerável da MS, acrescento agora, não pelos melhores motivos. Vamos agora ver se tinha ou não razão quanto à propaganda! Vamos Aguardar ;-) Jorge

  • Anonymous
    May 16, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 16, 2008
    Caro Marcos, Na expectiva que motive e inspire outros que se interessam por este tema a darem um pouco mais de si aos outros fica aqui mais um bom exemplo da Microsoft Portugal ligado ao apoio às crianças. “Projecto Acessibilidade à Internet em Banda Larga para Instituições de Solidariedade Social” Cerca de cinco mil crianças e jovens carenciados vão beneficiar de um novo projecto promovido pela ENTRAJUDA. A iniciativa envolve a entrega de equipamentos e a educação informática com recursos a equipas compostas por voluntários. Foram assinados, no dia 28 de Fevereiro de 2008, protocolos de colaboração entre a ENTRAJUDA, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Microsoft Portugal, relativos a uma acção promovida pela entrajuda - Apoio a Instituições de Solidariedade Social destinada a combater a info-exclusão e a contribuir para a melhoria do resultados escolares de crianças e jovens carenciados. O objectivo é permitir que possam aceder, via internet, ao conhecimento e à sociedade de informação, actualmente uma condição básica para a sua integração económica e social. MGo

  • Anonymous
    May 16, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 16, 2008
    Caro Marcos, "Não percebi o seu comentário quando diz "...não pelos melhores motivos"." Claro que compreendo ;-) ir-me-ia repetir se entrasse novamente por esse caminho. Assumo consigo um compromisso, se tiver dados que provem aquilo que digo vou lembra-lho, caso contrário reconhecerei que estava errado! Jorge

  • Anonymous
    May 16, 2008
    Caro Marcos, Mas falemos agora de coisas objectivas, pelos vistos o Hardware necessário para correr o XP não é o mesmo que para correr Linux, desde logo é necessário mais um "Guiga" Byte de memória ;-) Depois temos aqui uma questão que eu acho que pode ser interessante, vejamos, o XP está, ou pelo menos estava, com a morte supostamente anunciada! Já está estudado como é que aquele Hardware vai correr o sucedâneo do XP ou vai ficar eternamente com XP? A versão do mostrada no filme tinha o MS office isso vai ser o standard? Vai ter custos de licenciamento, ou vai ser gratuito? Outras questões aparecerão, assim o "debate" prossiga! Isto se os suspeitos do costume não faltarem à chamada ;-) Jorge

  • Anonymous
    May 17, 2008
    O Prof Nicholas Negroponte repetiu já por diversas vezes que este é um projecto de educação não um projecto de laptops para ser utilizado como instrumento de propaganda pró Software Livre ou anti Microsoft e vice-versa ! A minha dúvida é se se quer continuar a discutir aqui o que apenas o que é facil e confortável encontrar solução ou a repetir insultos vazios de sentido ao mesmo tempo que se evita o desconforto de pensar, debater aquilo que é realmente dificil de solucionar mesmo quando se fala de países considerados desenvolvidos como Portugal. Quando é que passamos a discutir e debater as coisas que realmente interessam para projectos educacionais como este ? Desde formação de Voluntariado (Pessoas) disponiveis para apoiar e educar crianças desfavorecidas que podem beneficiar destas iniciativas ? Na minha opinião  um debate em volta de questões em como utilizar estes laptops como ferramentas de ensino para as ideias de Piaget e Seymour Papert em volta Constructionist Learning aplicado ao ensino de matemática e ciência (como é defendido como projecto do Prof Negroponte) é muito mais interessante. Começando pela produção de materiais educativos como jogos, simuladores, e conteúdos adequados a esta nova ferramenta, assim como a (re)qualificação dos educadores. http://en.wikipedia.org/wiki/Constructionist_learning While constructionism has, due to its impetus, been primarily used in science and mathematics teaching (in the form of inquiry-based science), it is arguable that it developed in a different form in the field of media studies in which students often engage with media theory and practice simultaneously, in a complementary praxis. More recently it has gained a foot hold in Applied linguistics, in the field of second language acquisition (or SLA). One such application has been the use of the popular game SimCity as a means of teaching English using constructionist techniques (Gromik:2004). MGo

  • Anonymous
    May 17, 2008
    Caro Marco, <b>"O Windows XP continuará a ser o Sistema Operativo escolhido."</b> Quer dizer o quê? Que a MS vai manter e actualizar o XP só por causa do OLPC? Se for assim será uma boa noticia? Jorge

  • Anonymous
    May 17, 2008
    Agora reparei que aqui o <b> ... </b> não funciona! LOL http://www.htmlquick.com/reference/tags/b.html#tagexamples Jorge

  • Anonymous
    May 17, 2008
    Isso já tinha dito o Sr Ballmer! Mas a minha pergunta é mais abrangente, ou seja, vão continuar com o XP "ad eternum" ou terá se muscular o pequeno XO para poder correr o Vista? Pelos vistos não quer responder às questões do office ;-) Jorge

  • Anonymous
    May 17, 2008
    Jorge, Os produtos MS (existem algumas excepções) tipicamente são suportados durante 10 anos!!! o XP irá manter-se suportado até 2014, e isto não foi cozinhado para o XP, é uma politica (http://support.microsoft.com/lifecycle/Default.aspx) e como pode ver aqui entrou na fase de suporte estendido http://support.microsoft.com/lifecycle/?p1=3223. Isso significa que os fixes de segurança continuarão a ser desenvolvidos e disponibilizados a quem ainda o utilizar até aquela data. Esclarecido?

  • Anonymous
    May 18, 2008
    Vasco, Não, não estou esclarecido! a minha pergunta não vai nesse sentido, mas sim neste: "Quer dizer o quê? Que a MS vai manter e actualizar o XP só por causa do OLPC?" Quando digo actualizar não digo corrigir problemas de segurança, digo desenvolver funcionalidades! farpa do dia: em 2014 vão lançar o Xista? Jorge

  • Anonymous
    May 18, 2008
    Desculpem mas cometi aqui uma incorrecção. "e como pode ver aqui entrou na fase de suporte estendido http://support.microsoft.com/lifecycle/?p1=3223" O produto ainda nem entrou na fase de suporte estendido, o que apenas irá acontecer em 2009.

  • Anonymous
    May 18, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 18, 2008
    Victor, Peço desculpa pela troca, a si e ao Vasco! Parece que algo o persegue! O Linux é o que a Kernel? é o conjunto de aplicações? Jorge

  • Anonymous
    May 18, 2008
    Victor, não quereria reproduzir aqui outras discussões, mas não acha isto um belo exercício de retórica? "Deitando-me um pouco a adivinhar, a maior componentização do Windows permitirá criar "distribuições" com menor footprint e capazes de ser também uma boa solução para este tipo de plataformas com grandes restrições ao nível das especificações." Footprint? o que é isto? Maior "componetização" o que é que isto significa? LOL!! Jorge

  • Anonymous
    May 18, 2008
    Jorge, Eu falei em distribuição de Linux. http://en.wikipedia.org/wiki/Memory-footprint A maior componentização e remoção de muitas das dependências entre componentes permitem criar configurações com menos componentes logo a funcionar em sistemas com menos recursos... Ficou claro assim? Tenho sempre o maior gosto em o ajudar.

  • Anonymous
    May 18, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 18, 2008
    "farpa do dia: em 2014 vão lançar o Xista?" O bonito deste tipo de politica é que é genérica (10 anos repartidos em duas fases 5+5), e dá previsibilidade a um cliente, que passa a saber com o que pode contar, é mesmo esse o objectivo. Quando foi criada ninguém estava preocupado com o roadmap deste ou daquele produto, o objectivo era mesmo dar essa previsibilidade. Se reparar tipicamente o lançamento de novos produtos não bate certo com a descontinuidade de outros, por isso em 2014 pode sair algum novo produto ou não. Como sei que está atento, e pelos rumores até pode sair uma nova versão muito antes dessa altura. Mas como disse anteriormente as práticas são as mesmas, uma das diferenças é que 10 anos é provavelmente o ciclo de vida mais longo que encontrará, e não sei se encontrará mais alguém a fazê-lo.

  • Anonymous
    May 18, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 18, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 18, 2008
    Cara Margarida, concordo com o seu ponto de vista sobre o projecto, mas como sabe uma coisa é falar sobre tecnologia (i.e. A é melhor que B para o OLPC, etc), outra é falar sobre como a tecnologia pode apoiar questões humanitárias e novos paradigmas na educação para isso vou ter de ler e pensar um pouco mais antes de expressar opinião. pelo que lá voltarei mais tarde ao seu interessante desafio.

  • Anonymous
    May 18, 2008
    Eu relativamente a esse assunto, inclino-me mais para o lado dos que acham que há coisas mais importantes para apoiar e satisfazer necessidades básicas. Infelizmente acho que a situação tem tendência para se agravar! Mas não tenho uma opinião bem definida relativamente a este ponto! Contudo, louvo todas as ajudas genuínas vindas elas de onde vierem! Jorge

  • Anonymous
    May 19, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 19, 2008
    "Tem a certeza disto?" Jorge pode sempre mostrar que assim não é, e assim todos ficamos a saber que existem mais fabricantes e quem são. "Pois, mas quando quiser novas funcionalidades faço o que?" Tem uma plataforma nas suas mãos, pode fazer o que quiser com ela, ninguém o impede de criar o que quiser em cima dela, certo? Repare que estes PCs têm um fim muito especifico, que novas funcionalidades estaria a pensar? Reconhecimento de voz? Desktops 3D? Como sabe não é bem esse o objectivo. O que não pode esperar de um fabricante é que este vá portar (neste caso backporting) novas funcionalidades das novas versões para as plataformas antigas, porque isso abre uma miriade de novas questões a diferentes niveis que nunca ninguém está disposto a passar por esse processo, só do ponto de vista da suportabilidade é uma dor de cabeça, é necessário garantir tanta coisa. Mesmo na solução não Windows, os problemas são os mesmos, podem existir passos que se dão no SO que serve de base ao OLPC que podem impedir alguma coisa de poder ser utilizada nestes pequenos PCs. Mas mais uma vez, se pensar no que se pretende para estes PCs não vai encontrar nada que se necessitar não o possa fazer por via aplicacional, e as bases de que falamos são as adequadas para uma plataforma com poucos recursos como esta. Para finalizar, novas funcionalidades alguém pode sempre querer, falta saber se tem as condições para as ter ou não, ie se os recursos o permitirem pode sempre utilizar a via aplicacional para o garantir, em principio nada o impede.

  • Anonymous
    May 19, 2008
    Caro Marcos, com todo respeito que lhe devo eu não me referia aos 10 anos como é óbvio, mas sim a isto " e SEM QUAISQUER CUSTOS" ;-) não, ainda não............. talvez um dia quem sabe ;-) Jorge

  • Anonymous
    May 19, 2008
    "com todo respeito que lhe devo eu não me referia aos 10 anos como é óbvio, mas sim a isto " e SEM QUAISQUER CUSTOS" ;-)" Durante esses 10 anos terá direito a TODAS as actualizações que sairem sem quaisquer custos.

  • Anonymous
    May 19, 2008
    Vitor, Isso é e mesmo que dizer a um passageiro de um autocarro, que já pagou o bilhete, que se o Autocarro tiver um furo o cliente não paga nada pela reparação ;-), Mal era!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quando alguém vende algo defeituoso tem a obrigação de corrigir o defeito, não acha? Não deveria ser assim em todo o lado? Mas por muito que brinque com as palavras, essa não é a questão! Mas vai ver que, sem grande esforço, consegue dizer a mesma coisa de outra forma, ou mesmo dizer outra coisa ;-). Não é? Jorge

  • Anonymous
    May 19, 2008
    Conforme viu outros em outros exemplos exactamente o mesmo tipo de direito só é garantido durante 7 anos!! Estamos a falar de coisas diferentes?

  • Anonymous
    May 19, 2008
    Já agora para testar essa sua convicção diga-me quantos fabricantes do que quer que seja, lhe garantem este tipo de manutenção durante 10 anos! Num PC ou num frigorifico se ao fim de 5 anos ainda tiver condições de arranjar alguns dos componentes é uma grande sorte, e no entanto concordo consigo mal era!!! mas às vezes é... e de certeza que faz parte da politica de cada fabricante e do ciclo de vida do produto. E acredite não é um exclusivo da Microsoft, tudo aquilo em que lhe custa acreditar, é assim com todos os outros, e como pode ver neste exemplo a Microsoft ainda garante mais 3 anos. E não estou a brincar com as palavras.

  • Anonymous
    May 19, 2008
    Victor, sabe seguramente qual é a minha resposta! Mas já sei, bom............ tem que se mudar de kernel , tal e coisa e bla..... e isso é.... Bom! tem correcções garantidas a custo ZERO! ah e não menos importante não se limita a 10 anos! Jorge

  • Anonymous
    May 19, 2008
    Caro Marcos, a minha afirmação "não, ainda não............. talvez um dia quem sabe ;-)" tem a ver com isto http://www.cnet.com/8301-13505_1-9915155-16.html Jorge

  • Anonymous
    May 19, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 19, 2008
    The comment has been removed

  • Anonymous
    May 19, 2008
    Marcos, Por isso dizia não nos admiremos se a MS aderir ao Open source ;-) Não seria nem a primeira nem a ultima ;-) Jorge

  • Anonymous
    May 20, 2008
    Caro Marco, Já existe  um modelo para fazer chegar o XO às crianças? e já existem potenciais patrocinadores? Jorge

  • Anonymous
    May 21, 2008
    De que forma deve ser entendida a falta resposta? Ainda não há qualquer perspectiva? Jorge

  • Anonymous
    May 21, 2008
    Será isto verdade? "Microsoft will charge OLPC a highly reduced Windows XP licensing fee of $3.00 per unit under a program Microsoft calls Unlimited Potential. OLPC said it now plans to offer XO models with both the Windows XP and Linux operating systems." os três dólares será para quê para pagar os selos? Ou para dizer que não é free? Jorge

  • Anonymous
    May 21, 2008
    Caro Marcos, faz um juízo errado! Tudo que possa beneficiar os que menos têm é para mim e julgo que a grande maioria das pessoas um motivo de satisfação! Apenas achei piada aos 3 dólares ;-) mas como é óbvio, torço para que se vendam muitos mais com Linux ! Jorge